20.12.12

Vou te Contar - Livros vs eBook




Podemos ver que o mercado de e-book cresce a cada dia, mas vamos colocar na balança e ver se realmente os e-books são melhores que os livros impressos?

O primeiro item que temos que considerar são os preços, eu andei dando umas pesquisadas e vi que a diferença entre os livros digitais e livros impressos são pouquíssimas, e isso me deixa intrigada, já que no meu ponto de vista os e-books deveriam ser bem mais barato que os impressos, então ai vai um ponto para os livros impressos.

Também temos que avaliar, que quando se está lendo um e-book, dependendo de onde, nós podemos modificar a fonte, a cor e até mesmo o tamanho das letras, já no livro impresso não podemos alterar nada disso: Um ponto para os livros digitais.

Quando se está lendo um livro impresso temos que avaliar também a durabilidade, dependendo de como a pessoa cuida um livro pode durar uma vida, mas caso contrario dentre 4 ou 5 anos o livro estará destruído, já os e-books não, eles sempre estarão intactos: Um ponto para os livros digitais.

Mas olhando de outra perspectiva, os livros impressos não precisam ser recarregados e sempre que você quiser lê-lo ele estará pronto para o serviço, já no caso dos e-books pode ser que a bateria acabe e isso iria te incomodar com certeza: Um ponto para os livros impressos.

No final temos esse placar: 
2 x 2

Agora no meu ponto de vista, eu não vejo os e-books como algo que valha a pena, porque além dos preços serem altíssimos (levando em conta que é uma coisa digital que é tudo ctrl V + ctrl C) nada se compara ao cheirinho de livro novo. Quem sabe num futuro próximos as coisas mudem, e os e-books passem a ser mais acessíveis, mas hoje, eu não trocaria os livros impressos por digitais e vocês? 




8 comentários:

  1. Oi Gi,

    Os e-books aqui no Brasil são muito caros, realmente não vale a pena. Kindle também está caro aqui no Brasil (na minha opinião), e eu não gosto de ficar lendo em tablets, rsrs.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, os e-books são um baita absurdo, e o Kindle (que eu esperava ser a salvação) está no mesmo nível DD:

      Beijoos; Giih

      Excluir
  2. Tenho que confessar que DETESTO ler um livro em e-book! Só li um até agora, e odiei. Salvo pelo bom livro (O Ladrão de Raios)
    E alias, os ebooks estão quase o mesmo preço que os impressos
    Bjos
    http://1critic.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já li um e-book e não gostei muito não, acho que os preços compensasse eu pensaria na ideia, mas já que as coisas não são bem assim ...

      Beijoos; Giih

      Excluir
  3. Sinceramente acho difícil alguma tecnologia substituir o livro físico, e fico pensando como deve ser chato ter que parar de ler por estar acabando a bateria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente deve ser algo extremamente trágico ter que parar a leitura por causa de bateria fraca,principalmente naqueles momentos em que a estória está pegando fogo ...

      Beijoos; Giih

      Excluir
  4. «O Anjo Gabriel, o Miguel e o livro de papel» é um texto de literatura infantil que aborda as desvantagens do e-book em relação ao livro em papel. A personagem principal da história é um jovem - Miguel - de 10 anos que vive no ano 2100, onde já não existem bibliotecas. No aniversário do jovem, o seu pai oferece-lhe um e-book, mas depressa o Miguel se apercebe das suas desvantagens (avaria, é preciso pô-lo a carregar, etc). Até que o e-book avaria e tem de ir para reparação, ficando o Miguel sem aquele que se havia tornado o seu melhor amigo.

    Então, surge o Anjo Gabriel, o seu anjo-da-guarda, que, vendo-o muito triste, o leva a viajar no tempo até uma biblioteca, com a qual ele fica fascinado. Assim, o livro em papel passa a ser o seu melhor amigo pois, ao contrário do e-book, nunca o deixa sozinho. Esta história tenta ser um apelo à leitura, à preservação do livro em papel e das bibliotecas e, acima de tudo, tenta demonstrar que, apesar de ter as suas vantagens, o e-book nunca terá as mesmas qualidades, principalmente, aprazíveis, do livro em papel.»

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro ebook, comparo a relação como a de uma vassoura que usamos sempre, mas é sempre bom termos um aspirador. Com um livro físico mas as vezes é sempre bom ter um ebook por perto. E agora os livros estão bem mais baratos.

    http://porentrelinhaseestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Vem conte-meu sua opinião *--* Mas lembre-se:

• Não xingue, você não gostaria que fosse com você não é?
• Deixe a url do seu blog para eu retribuir a visita.
• "Seguindo, segue de volta?" Depende, se eu gostar do seu blog, sigo sim c: