29.7.12

Por que a Distopia está em alta ?



 Parando pra analisar podemos perceber que a moda agora é a Distopia, nada de vampiros ou seres imortais, atualmente o tema distópico é o que vem tirando mais suspiros da garotada.
  Eu nunca cheguei a comentar aqui no blog, mas eu fui em um evento chamado Porre Literário e o tema foi Distopia, e eu achei muito bacana, então vamos colocar os fatos na mesa e entender, por que a distopia está em alta ?

   Antes de tudo temos que diferenciar a Utopia da Distopia; A Utopia tem como significado mais comum a ideia de civilização ideal, imaginaria fantástica. Pode referir-se a uma cidade ou a um mundo, sendo possível tanto no futuro, quanto no presente, porém em um paralelo.  Já a Distopia é o pensamento, a filosofia ou processo discursivo baseado numa ficção cujo valor representa a antítese da utopia ou promove a vivência em uma ''utopia negativa''.



Pode parecer que não, mas esse assunto já é um tema antigo, a vários autores consagrados escreveram obras em que o tema principal era a distopia, mais agora em fim a resposta, por que a distopia está em alta ?

 Na minha opinião é porque a literatura está acompanhando as novas tecnologias e fazendo com que uma fantasia possa ser possível, assim quando o leitor ler um livro deste gênero, ele não deixa de ficar intrigado pensando que aquela realidade pode mesmo acontecer em um futuro 'próximo'.
  Sem contar que com este tema, fica muito mais fácil criar um amor impossível, sonhos que não podem realizar, ou um drama na qual a história vai se desenvolver.
 
   Em fim, eu creio que seja esse o motivo que o tema distópicos estão invadindo cada vez mais as prateleiras das livrarias.

  É isso galera, espero que tenham gostado post, beijos e até a práxima.

3 comentários:

  1. E eu achando que esta "Alta" se devia ao maior interesse da juventude pelo pensamento político, ou pelas ficções políticas. :(

    Ótimo post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além desses pontos citados acima, os temas distópicos é bom para abrir os olhos dos jovens, à pensar no próxima e abrir o olho pro governo, porque quem sabe esse não é o nosso futuro?

      Beijoos; Giih

      Excluir
  2. Um dos motivos que o trazem a tona novamente é pelo o que Zygmunt Bauman comenta em sua teoria sobre sociedades líquidas: a falta de esperança, a falta de visão a longo prazo, a falta de pensamento utópico. Hoje a violência, guerra e poder político tem se tornado coisas banais, como se fosse algo comum, enquanto a sociedade paga a mercê da própria sorte.
    Por se direcionar ao público mais jovem, gera maior identificação, já que estes estão naquela fase de incertezas, dúvidas e diversos questionamentos. Todo este aspecto ajuda o jovem a ver naquele mundo imaginário as suas próprias perguntas.

    ResponderExcluir

Vem conte-meu sua opinião *--* Mas lembre-se:

• Não xingue, você não gostaria que fosse com você não é?
• Deixe a url do seu blog para eu retribuir a visita.
• "Seguindo, segue de volta?" Depende, se eu gostar do seu blog, sigo sim c: